quarta-feira, 9 de junho de 2010

IGUALDADE



Cheguei cansada do meu “todo dia” e me pus a videar o que estava disponível na TV, e lá estava alguém de campanha eleitoral com o velho argumento da igualdade.

Igualdade...

Igualdade...

Como assim igual?

Igual como?

Qual o parâmetro pra se uniformizar algo ou alguém e considerá-lo igual?

Não que eu ache isso ruim, pelo contrário, entendo perfeitamente a boa intenção de alguns que a proclamam.

Na essência acho tudo muito bonito.

Mesmo assim, essa palavra não me soa confortável...

Acredito que muitas vezes essa tal igualdade significa imposição de valores, códigos... Enfim, disseminação da mesmice.

Ter o mesmo comportamento socioeconômico diante das diferenças, banalizá-las como algo menor não as iguala, mas sim, reproduz o que a humanidade sempre faz com as minorias, segregados e excluídos: o extermínio de suas peculiaridades.

2 comentários:

  1. tudo caminha assim, todo mundo quer ser igual, ter os mesmos sonhos, mesmos desejos, tudo igual. Esse pretexto moralista é só mais um truque pra enganar a maioria mazelada, achando que vai subir e ficar igual aos bem-de-vida. Acho que sempre usaram dessas ladainhas, e em época de Copa e Eleições a picardia fica um pouquinho pior...

    ResponderExcluir
  2. Acredito que quem fala em "igualdade" de maneira qual esteja se referindo ao sentido absoluto da palavra é um ignorante; ora, não tem como haver igualdade. O que pode ser tentado é fazer com que a disparidade entre um ser e outro no que tange a sociedade econômica, social e cultural possa ser minimizada com políticas transparentes e tangíveis. Tudo o que consta neste plano não é absoluto, tudo não passa de idéias, tal como é a idéia do que é igualdade.

    ResponderExcluir